sexta-feira, julho 20, 2012

Tutorial Pano de Prato com Triângulos (Prairie Points)

De novo parei para costurar na sexta-feira livre de trabalho. Preparei então um tutorial para a #sextacriativa do Assim, sim!.
O tutorial é para mostrar como fazer um barrado de triângulos de tecido, muito comum nos trabalhos de retalhos brasileiros, principalmente em almofadas e tapetinhos. No patchwork, esta técnica é muito usada nas bordas dos trabalhos, e em inglês é conhecida como Prairie Points. Fica lindo, e é como um origami no tecido.


Vamos à receita!

Ingredientes:
- Pano de prato com ou sem os acabamentos 
- Poucos centímetros de tecido para a faixa
- Viés ou tecido na mesma metragem do comprimento do pano de prato, caso faça os acabamentos das laterais
- Bordado inglês com uma vez e meia a largura do pano de prato



Modo de Fazer:
1. Caso seu pano de prato não tenha acabamento, como o meu, faça a bainha de uma das laterais menores.
2. Corte no tecido uma faixa dobrada na mesma largura do pano de prato. No meu caso, usei um daqueles tecidos com faixas estampadas, e a minha dobra ficou exatamente na divisão das estampas.  Isso fará com que os triângulos fiquem diferentes, intercalados. Mas você pode usar um tecido de estampa única, e seus triângulos ficarão todos iguais. A largura da faixa fica à sua escolha. No meu caso usei 6 polegadas (Um pouco mais de 15cm).

3. Passe o ferro na metade da faixa, para marcar bem a dobra do meio. Abra a faixa e dobre um triângulo inferior, marcando a ponta para ter a medida de um quadradinho na parte inferior. 










 4. Com essa medida, vá tirando outros quadrados do mesmo tamanho e marcando as dobras, passando a ferro, somente na parte de baixo. Não é necessário usar régua para isso. Você pode ir dobrando um quadrado sobre o outro e passar o ferro.










5. Note as marcas abaixo do meio da faixa, que formam quadrados do mesmo tamanho.








6. Na parte de cima da faixa, marque a metade da medida do quadradinho, e obterá um retângulo.
















7. A partir daí, vá marcando os mesmos quadradinhos, que vão ficar intercalados com os anteriores.





8. Após as medições vai ficar assim. Marquei com a caneta para melhor visualização (desculpe a imagem não muito boa, a máquina fotográfica não é das melhores...).




9. Recorte nas linhas marcadas. Atenção: os cortes devem ir somente até a faixa horizontal do meio. Despreze os dois retângulos  das pontas.









10. Agora comece a dobrar os primeiros triângulos. Em cada quadradinho de baixo, leve a ponta inferior direita para cima e para a esquerda, marcando com o ferro.










11. Já nos quadradinhos de cima, leve a ponta superior direita para baixo e para a esquerda. Essa sequência é importante para que, no final, as aberturas dos triângulos fiquem todas pro mesmo lado.








12. O próximo passo é dobrar cada triângulo ao meio, nas duas fileiras.











13. Após as duas dobras em cada quadrado, o resultado é este.






14. Agora, é preciso dobrar os triângulos inferiores para cima, e eles ficarão intercalados e lindos! :)







15. Agora vamos voltar ao pano de prato. Na barra já preparada, deixe direito para cima e faça uma marca um pouco menor que a largura do seu bordado inglês, subindo a parte inferior. Marque bem com o ferro.









16. Vire a peça para o outro lado, deixando direito para baixo, e faça uma dobrinha de mais ou menos um centímetro, para cima, fazendo um degrauzinho...










17. ... assim. Esta dobrinha vai servir, no direito, para acomodar o bordado e o barradinho, já fazendo o acabamento. Abaixo a peça já foi virada para o direito.










 18. Agora faça o acabamento lateral da faixa de bordado inglês. Franza a borda superior. 








 


 19. Distribua o bordado inglês já franzido ao longo da marcação inferior que você fez. Prenda com alfinetes.








 

  20. Agora distribua os triângulos por cima do bordado, tomando cuidado para nem o barrado nem o bordado ficar acima da marcação. Prenda bem com os alfinetes.







21. Nesta etapa você vai levar a parte de cima do pano de prato para baixo, dobrando exatamenten a marcação.









22. Ao passar a costura na marca que está em cima, você esconde no degrauzinho as bordas e já faz o acabamento de tudo.
Está quase pronto!






Para prender o degrauzinho na parte de trás, fiz pespontos à mão. 
Concluí fazendo os acabamentos das laterais e da parte superior, e em cada um usei um tecido diferente. Achei que ficou gracioso demais!

Um é meu, e o outro é para presente. Ainda há mais dois no forno. 
Detalhe: escondi atrás do bordadinho a minha etiquetinha, que como não podia deixar de ser, tem o desenho de um origami!
Espero que tenham gostado!


Related Posts with Thumbnails