segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Blog do Norberto Kawakami


Estou em cima da hora para participar da promoção do Blog Origami: Transformando Papel em Arte. Consiste em publicar uma resenha sobre um post do blog, apontando um post que eu tenha gostado, o que menos gosto no blog e também uma sugestão do que gostaria de ver. Publicando a resenha posso concorrer ao sorteio de um livro de origami muito interessante.

Para mim, o autor do blog, Norberto Kawakami, é um super exemplo a ser seguido! É daquele tipo de pessoa que quando se entusiasma com algo, vai bem fundo e se dedica. Sua paixão pelo origami extrapola o ato de dobrar, e ganha contornos sensacionais com muitas ramificações.
Ele é proprietário de um Grupo de Discussão, que direciona com muita diplomacia. Ele é organizador do Origami Beagá, grupo de origami de Belo Horizonte, que cresce a olhos vistos. Ele se envolve com grupos e eventos internacionais, possibilitando que o Brasil seja conhecido internacionalmente também por suas dobras. Ele administra maravilhosamente o blog Origami: Transformando Papel em Arte, que para mim é um compêndio sobre o assunto na língua portuguesa. Lá tem curiosidades, dicas, técnicas, diagramas, vídeos. Tem também sugestões de origamis para datas comemorativas, fala de autores que adoramos e tem até um Curso de Origami on line!

Poderia apontar vários itens que gosto no blog, mas selecionei um post que, apesar de antigo, particularmente me interessa. Ele fala sobre o Ensino do Origami. Como frequentemente realizo oficinas, concordo com o Norberto, que diz que ensinar origami ultrapassa o fato de mostrarmos ao aprendiz simplesmente o passo-a-passo de uma determinada peça. Também penso que ao ensinar, devemos possibilitar ao aluno que aprenda a ler diagramas, a fazer dobras básicas, a ser capaz de caminhar com as próprias pernas, ou melhor, com as próprias mãos!

O que menos me atrai no blog é a publicidade espalhada por várias áreas do layout... Sei que é necessária para a manutenção do blog, mas por vezes acho excessiva, desviando em demasia nossa atenção ao que interessa. Penso que poderia estar restrita a menos espaços, deixando-nos visualizar conteúdo antes do anúncio, e não o contrário.

Deixo como sugestão que Norberto faça uma série de posts sobre os grupos de origami do Brasil e do mundo, contando um pouco de sua história e atividades. Como o blog se tornou uma referência, publicar entrevistas com personalidades origamísticas também seria ótimo!

Finalizo desejando que o blog Origami: Transformando Papel em Arte tenha vida longa, nos proporcionando cada vez mais conhecimento nesta arte que adoramos.

Esta resenha participa da promoção Sorteio Origami 2009 do blog Origami: Tranformando Papel em Arte.


Related Posts with Thumbnails