segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Blog do Norberto Kawakami


Estou em cima da hora para participar da promoção do Blog Origami: Transformando Papel em Arte. Consiste em publicar uma resenha sobre um post do blog, apontando um post que eu tenha gostado, o que menos gosto no blog e também uma sugestão do que gostaria de ver. Publicando a resenha posso concorrer ao sorteio de um livro de origami muito interessante.

Para mim, o autor do blog, Norberto Kawakami, é um super exemplo a ser seguido! É daquele tipo de pessoa que quando se entusiasma com algo, vai bem fundo e se dedica. Sua paixão pelo origami extrapola o ato de dobrar, e ganha contornos sensacionais com muitas ramificações.
Ele é proprietário de um Grupo de Discussão, que direciona com muita diplomacia. Ele é organizador do Origami Beagá, grupo de origami de Belo Horizonte, que cresce a olhos vistos. Ele se envolve com grupos e eventos internacionais, possibilitando que o Brasil seja conhecido internacionalmente também por suas dobras. Ele administra maravilhosamente o blog Origami: Transformando Papel em Arte, que para mim é um compêndio sobre o assunto na língua portuguesa. Lá tem curiosidades, dicas, técnicas, diagramas, vídeos. Tem também sugestões de origamis para datas comemorativas, fala de autores que adoramos e tem até um Curso de Origami on line!

Poderia apontar vários itens que gosto no blog, mas selecionei um post que, apesar de antigo, particularmente me interessa. Ele fala sobre o Ensino do Origami. Como frequentemente realizo oficinas, concordo com o Norberto, que diz que ensinar origami ultrapassa o fato de mostrarmos ao aprendiz simplesmente o passo-a-passo de uma determinada peça. Também penso que ao ensinar, devemos possibilitar ao aluno que aprenda a ler diagramas, a fazer dobras básicas, a ser capaz de caminhar com as próprias pernas, ou melhor, com as próprias mãos!

O que menos me atrai no blog é a publicidade espalhada por várias áreas do layout... Sei que é necessária para a manutenção do blog, mas por vezes acho excessiva, desviando em demasia nossa atenção ao que interessa. Penso que poderia estar restrita a menos espaços, deixando-nos visualizar conteúdo antes do anúncio, e não o contrário.

Deixo como sugestão que Norberto faça uma série de posts sobre os grupos de origami do Brasil e do mundo, contando um pouco de sua história e atividades. Como o blog se tornou uma referência, publicar entrevistas com personalidades origamísticas também seria ótimo!

Finalizo desejando que o blog Origami: Transformando Papel em Arte tenha vida longa, nos proporcionando cada vez mais conhecimento nesta arte que adoramos.

Esta resenha participa da promoção Sorteio Origami 2009 do blog Origami: Tranformando Papel em Arte.


10 comentários:

  1. Cáu,
    já pode se considerar participante do sorteio, ok?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Cáu...concordo com vc em tudo que disse sobre o blog do Norberto.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Cáu!
    Seu blog está fantástico!
    Quando tiver um tempinho dê uma passadinha mo meu recem criado blog:
    http://yamaorigami.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Cáu!
    Seu blog está fantástico!
    Quando tiver um tempinho dê uma passadinha mo meu recem criado blog:
    http://yamaorigami.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cáu...
    Obrigada pela dica. Se você não tivesse avisado do problema na minha enquete, eu demoraria a perceber, pois uso o Firefox muito pouco. Nem sei o que houve, mas consegui resolver, acho.
    Gosto muuuuuuito do Pano e Papel.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  6. Norberto!
    Pena eu não ter ganhado.... rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Regina,
    realmente o Norberto merece todos os créditos!
    Bjbjbjbj
    Cáu

    ResponderExcluir
  8. Kelvin,
    Seu link está anotado!
    Logo vou te visitar.
    Obrigada por vir aqui!
    bjbjbj
    Cáu

    ResponderExcluir
  9. Helo
    eu estava usando o ie, e ainda assim não funcionava. agora ficou ótimo, e aquele skin até combinou com o seu layout clean!
    já votei, mas o meu preferido tá sempre em segundo lugar! hahahahahha
    bjbjbjbj
    Cáu

    ResponderExcluir
  10. Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

    ResponderExcluir

valeu pelo comentário!!! ;)

Related Posts with Thumbnails